sexta-feira, 8 de abril de 2011

TERRA Cinema - O Rio de Janeiro na visão do Cinema

Aproveitando o lançamento da animação Rio - do brasileiro Carlos Saldanha radicado nos Estados Unidos que fez fama com a série Era do gelo - o site Terra divulga uma lista com filmes que já tiveram a cidade do Rio como pano de fundo para suas histórias. Desde Hollywood até os europeus já fizeram referências a cidade Maravilhosa em suas produções cinematográficas. Confira a lista:

01. Interlúdio (, 1946)

Ingrid Bergman vai para o Rio servir de espiã para o governo americano (representado aqui por Cary Grant) e desmascarar um grupo de nazistas que vive impunemente na cidade. Em tempo: os atores nunca estiveram no Rio para este filme, todas as cenas externas eram cenários.

02. 007 Contra o foguete da morte (1979)

Em '007 Contra o Foguete da Morte', com Roger Moore no papel agente screto James Bond, o Rio mais uma vez vira cenário para a luta contra o crime. Destaque para a famosa cena de luta entre os rivais no Pão de Açúcar.

03. O homem do Rio (, 1964)

Em 'Homem do Rio', com Jean-Paul Belmondo, a idéia de que a cidade é o lugar perfeito para ladrões é mais uma vez reforçada.

04. Feitiço no Rio (, 1984)

Dois "gringos" chegam ao Rio de Janeiro e, entre outras "peculiaridades", descobrem que nas praias cariocas as mulheres quase sempre estão de topless. Entre essas mulheres, está uma muito nova Demi Moore e entre os homens o ator Michael Caine, estrela de 'Feitiço no Rio'.

05. Orquídea selvagem (, 1990)

Uma jovem advogada vivida por Carré Otis chega ao Rio de Janeiro para descobrir essa terra exótica e sexy, onde absolutamente tudo termina ou em sexo ou em estranhos rituais de sincretismo religioso. Tudo isso tendo como pano de fundo o Carnaval carioca e Mickey Rourke ainda jovem.

06. A garota do Rio (, 2001)

O ator Hugh Laurie, muito antes de se transformar em um dos médicos mais famosos da TV, em 2001, fez esse filme interpretando um típico londrino que, depois de ser traído por sua mulher, resolve embarcar pro Rio porque é obcecado por samba. Chegando na cidade, ele se dá mal depois de conhecer um taxista malandro e um bicheiro esperto.

07. O incrível Hulk (, 2008)

Edward Norton, ou melhor, Bruce Banner, está quietinho na sua, vivendo pacificamente em uma favela do Rio de Janeiro quando, de repente, é descoberto pelo exército americano que, claro, tem total autonomia para perseguir quem for em território alheio. A favela vira esse grande conglomerado da pobreza estética e Norton/Banner nos mostra o Rio da falta de saneamento básico em 'O Incrível Hulk'.

08. Rio (, 2011)

Tudo é natureza, tudo é Carnaval, como diria uma das músicas do filme, mas em 'Rio' de Carlos Saldanha também há espaço para a representação dos macaquinhos ladrões de relógios e joias em um dos pontos mais turísticos da cidade, o Cristo Redentor.

09. Amanhecer - Parte 1 (, 2011)

Ainda não vimos as cenas em si, mas pelas fotos que foram divulgadas, dá pra entender que o momento Rio de Janeiro na lua de mel do casal Edward e Bella vai ser pra lá de turístico em 'Amanhecer'.

10. Velozes e furiosos 5 - Operação Rio (, 2011)

Com o quinto filme da franquia 'Velozes e Furiosos', as corridas acontecerão agora no Rio de Janeiro. Pelas imagens do trailer, já dá pra saber que teremos a cota de perseguições em favelas, tal como aquela de 'O Incrível Hulk'.

11. Rio, sex, comedy (, 2010)

O diretor Jonathan Nossiter decide aqui amplificar todos os clichês do "gringo" sobre o Rio de Janeiro e cria um filme quase paródia em 'Rio, Sex, Comedy', com um elenco de estrelas como Charlotte Rampling e Irene Jacob.

3 comentários:

Murilo disse...

faltou o filme Turistas

Cosmo Kramer disse...

Verdade. Esse foi bastante polêmico. Agora que tu falou lembrei do recente Mercenários do Stallone que causou críticas devido aos comentários do ator sobre o Brasil. De repente faço um anexo com essas indicações. Abraço.

Murilo disse...

saiu tambem uma matéria bem legal sobre isso na revista Mundo Estanho, mais eu nao sei a edição, tinha umas coisas bem sem noção

Postar um comentário