Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Why we fight

Esta série de filmes de prestígio foi feita por Frank Capra, na época um major do exército americano, em resposta a uma ordem do chefe do Exército, general George C. Marshall, para realizar um documentário explicando a política do Governo para as recém formadas Forças Armadas dos Estados Unidos.
Além de conseguir o apoio de nomes do setor, como Robert Flaherty, Carl Foreman, James Hilton, John e Walter Huston, Lloyd Nolan, George Stevens e William Wyler; os compositores Alfred Newman e Dmitri Tiomkin; os jornalistas Ben Henry e William Shirer, Capra também teve acesso as instalações e assistência da MGM, Paramount e Twentieth Century Fox. Merecem destaque as sequências animadas de mapas criadas por Walt Disney e sua equipe.
No controle da produção, Capra utilizou os serviços dos redatores Robert Heller, Anatole Litvak, Leonard Spiegelglass e Tony Veiller para chegar a sete filmes que não só cumpriram a sua finalidade original, mas foram considerados por muitos como revolucionários na arte do documentário. Em 1944 a série foi premiada pela Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque como Melhor Documentário. A série foi logo requisitada para exibição em cinemas. Cópias foram solicitadas por Winston Churchill e o governo soviético além de diversos aliados. Foram realizados ao todos sete documentários que compõem a série Why we fight (Por que lutamos). Vamos a eles [clique nos títulos]:

1 - Prelúdio de guerra (, 1943)

2 - Ataque nazista ( - , 1943)

3 - Divide and conquer ( - , 1943)

4 - The battle of Britain ( - ,1943)

5 - The battle of Russia ( - , 1943)

6 - The battle of China ( - , 1944)

7 - War comes to America ( - , 1945)

Nenhum comentário:

Postar um comentário