segunda-feira, 16 de maio de 2016

Lina WERTMULLER


Bio: 1926 - 20?
Nacionalidade: Italiana
Carreira: 1963 - 2014
Filmografia: 32
Gêneros: Drama

501 Movie Directors

Estilo: Controversa Diretora italiana de dramas; temas sobre o amor, família, guerra, sexualidade e honra; frequentemente trabalha com Giancarlo Giannini; uso de lentes grande angular.

"Adoro o trabalho de Lucas e Spielberg. Eu certamente não estou tentando minimizar os seus talentos, mas eu adoraria ver o que poderia fazer quando eles não estão nos levando da realidade."

FILMOGRAFIA SELECIONADA

I basilischi (1963)
Não brinque com o mosquito (1966)
Mimi, o metalúrgico (1972)
Amor e anarquia (1973)
Tutto a posto e niente in ordine (1974)
Por um destino insólito (1974)
Pasqualino Sete Belezas (1975)
Io speriamo che me la cavo (1992)
A casa dos gerânios (2004)

FilmSite

"Roteirista e Diretora italiana; Primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Diretor."

FILMOGRAFIA SUGERIDA

Mimi, o metalúrgico (1972)
Amor e anarquia (1973)
Por um destino insólito (1974)
Pasqualino Sete Belezas (1975)
Io speriamo che me la cavo (1992)

Internet Movie Database

"Um novo diretor verdadeiramente criativo? Bem, o mundo inteiro está esperando. E aqui (os EUA), os verdadeiros gênios parecem ter se tornado tão encantados com o sucesso que eles se tornaram seduzidos pela chance de ganhar muito dinheiro girando para fora um produto chamativo para os jovens. Quando eu era jovem, eu corri para ver Astaire e Rogers, Houston, Lubitsch - eram formativa para mim. Eu também li Flash Gordon quando eu tinha 6 anos, mas se eu ainda estivesse lendo isso quando eu tinha 16 anos, eu teria sido um imbecil. Então o que eu estou dizendo é que esses diretores que são tão no amor com sucesso, não importa quão grande o seu talento, são, em última análise decepcionante. Isso tudo é parte da crise. Agora, quando se trata dos melhores expoentes deste tipo de filme, admito que correr para vê-los também."

CONHECIDA POR

Mimi, o metalúrgico (1972)
Pasqualino Sete Belezas (1975)
Por um destino insólito (1974)
Amor e anarquia (1973)

Outros filmes da Diretora presentes no blog:

12 registi per città (1989) co-direção

Informações Adicionais:
Internet Movie Database
Filmow
Wikipedia

Galeria















0 comentários:

Postar um comentário