segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Jacques RIVETTE


Bio: 1928 -
Nacionalidade: Francês
Carreira: 1960 -
Filmografia: 20
Gêneros: Vanguarda, Fantasia

Guia Ilustado Zahar / Cinema

"Seus filmes desafiam e estimulam o intelecto, são longos e talvez os mais subvalorizados dentre as obras dos diretores da Nouvelle Vague."

RECOMENDAÇÕES

1961. Paris nos pertence
1966. A religiosa
1968. L'amour fou
1974. Céline e Julie vão de barco
1991. A bela intrigante
1994. Joana, a Virgem I – As batalhas
1994. Joana, a Virgem II – As prisões
2001. Quem sabe?

501 Movie Directors

Estilo: diretor fundamental da Nova Onda do Cinema Francês; abordagem expansiva da narrativa; conteúdo intelectual desafiador; complexo; uso da improvisação.

"Cocteau é alguém que causou uma profunda impressão sobre mim..."

FILMOGRAFIA SELECIONADA

Aux quatre coins (1949)
Le quadrille (1950)
Le divertissement (1952)
O truque do pastor (1956)
Paris nos pertence (1961)
A religiosa (1966)
Não me toque (1971)
Céline e Julie vão de barco (1974)
La bande des quatre (1989)
A bela intrigante (1991)
Paris no verão (1995)
Quem sabe? (2001)

Internet Movie Database

"Pessoas que vão para, digamos, um filme a cada duas semanas e dizem a si mesmos: "Eu vou ver os grandes filmes, mas não os outros, não os filmes comerciais", eu acho que essas pessoas não têm chance de realmente ver cinema. Eu acho que o cinema só é acessível para aqueles que aceitam que eles devem consumir o "mainstream." Por outro lado, os consumidores de cinema mainstream, que rejeitam [Marguerite] Duras, [Robert] Bresson, [Jean-Marie] Straub ou [Werner] Schroeter, também são pessoas que se recusam cinema. Dito isto, é uma questão de estilo de vida: há aqueles cuja programação diária inclui duas horas para assistir a um filme, outros que preferem ler, ou ouvir música."

CONHECIDO POR

A bela intrigante (1991)
Quem sabe? (2001)
Céline e Julie vão de barco (1974)
La bande des quatre (1989)

Outros filmes do Diretor presentes no blog:

L'amour par terre (1984)
Lumière e companhia (1995)

Informações Adicionais:
Internet Movie Database
Filmow
Wikipedia

Galeria







0 comentários:

Postar um comentário