quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Sergio LEONE
Bio: 1929 - 1989
Nacionalidade: Italiano
Carreira: 1961 - 1984
Filmografia: 8
Gêneros: Faroeste
Guia Ilustrado Zahar / Cinema
"Ousou explorar o gênero sacrossanto dos EUA, o faroeste, deixando sua marca ritual em filmes de grandiosidade mítica amoral."
RECOMENDAÇÕES
1964. Por um punhado de dólares
1965. Por uns dólares a mais
1966. Três homens em conflito
1968. Era uma vez no Oeste
1984. Era uma vez na América
501 Movie Directors
Estilo: realizador dos westerns spaghetti; parceria artística com o ator Clint EASTWOOD e o compositor Ennio MORRICONE; estética visual de um artista italiano da Renascença.
"[sobre Clint Eastwood] Como ator, ele tem duas expressões: com e sem o chapéu."
FILMOGRAFIA SELECIONADA
O colosso de Rodes (1961)
Por um punhado de dólares (1964)
Por uns dólares a mais (1965)
Três homens em conflito (1966)
Era uma vez no Oeste (1968)
Quando explode a vingança (1971)
Era uma vez na América (1984)
Almanaque do Cinema
"FIlho do cineasta Vincenzo Leone (conhecido pelo pseudônimo Roberto Roberti) e da atriz Edvige Valcarenghi (nome artístico, Bice Valerian), o romano Sergio Leone literalmente nasceu no meio do cinema. Seu pai era contra a adesão do filho ao showbiz; Leone chegou a estudar Direito. Ele começou a trabalhar no meio cinematográfico, de fato, aos 20 e poucos anos, como assistente de direção em épicos bíblicos - as superproduções hollywoodianas rodadas no famoso estúdio Cinecittá da capital italiana."
FUNDAMENTAIS
Três homens em conflito (1966)
Era uma vez no Oeste (1968)
Era uma vez na América (1984)
Internet Movie Database
"Na minha infância, a América era como uma religião. Então, na vida real americanos repentinamente entraram na minha vida - em jipes - e destruiram todos os meus sonhos. Eu encontrei-os muito enérgicos, mas também muito enganosos. Eles já não eram os americanos do Ocidente. Eram soldados como quaisquer outros ... materialistas, possessivos, interessados em prazeres e bens terrenos."
CONHECIDO POR
Três homens em conflito (1966)
Era uma vez no Oeste (1968)
Por uns dólares a mais (1965)
Por um punhado de dólares (1964)
Empire Magazine
40 Grandes Parcerias do Cinema
Sergio LEONE & Clint EASTWOOD
Colaborações:
3
Filmes em Destaque:
Por um punhado de dólares (1964)
Por uns dólares a mais (1965)
Melhor Parceria:
Três homens em conflito (1966)
Qual é o segredo do sucesso?
Considerando o amor de Leone pelos close-ups extremos, é útil que o rosto de Clint funcione tão bem tão perto da câmera. Na verdade, Leone disse que gostava do ator porque ele só tinha duas expressões: "um com o chapéu, outra sem ele" - perfeito para a atitude do homem sem nome "atirar primeiro, pensar depois" . Apesar da barreira da língua, a parceria funcionou tão bem porque Leone era incrivelmente ambicioso e Eastwood, naquele momento apenas conhecido por seu trabalho em 'Rawhide', também. Essa ambição de se tornarem conhecidos e reinventarem um gênero revelou uma impressionante combinação.
Entertainment Weekly
Os 50 Melhores Diretores
"'Se os americanos [baixarem o seu] nível mítico, podemos expulsá-los', Leone disse uma vez. Depois de ajudar cineastas italianos, ele inventou o western spaghetti com Por um punhado de dólares (1964), expulsando os norte-americanos a partir de seu próprio gênero (embora o diretor Clint Eastwood repita seu estilo). Em parceira com as trilhas de Ennio Morricone, as estudadas mitologias de Leone são reforçadas com cinismo cômico. Era uma vez na América (1984), reeditado, ajudou a desencadear chamadas posteriores para os cortes do diretor, mas seu legado permanece aqueles com preenchimento de quadro de close-ups e do nascimento do anti-herói niilista em ação moderna."
IMPERDÍVEIS
Três homens em conflito (1966)
Era uma vez no Oeste (1968)
Outros filmes do Diretor presentes no blog:
-
Informações Adicionais:
Internet Movie Database
Adoro Cinema
Wikipedia
Galeria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário