quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PREVIEW - Hemingway no Cinema

Em homenagem aos 50 anos da morte do escritor americano Ernest Hemingway a revista Preview de Julho de 2011 (ed. 22), em sua seção Top Five, página 14, traz cinco adaptações cinematrográficas da obra de Hemingway.

Hemingway nas telas

Há 50 anos morria Ernest Hemingway, autor de clássicos da literatura que renderam famosas versões para o cinema. (por Suzana Uchôa Itiberê)

Confira os filmes:

01. Por quem os sinos dobram (, 1943)

Hemingway esteve no front da Primeira Guerra e, como jornalista, cobriu a Segunda Guerra e a Guerra Civil Espanhola. Tentou exorcizar a experiência no papel. É no conflito espanhol, em 1937, que se passa a trama que traz Gary Cooper metido com guerrilheiros republicanos que pretendem explodir uma ponte ocupada por franquistas. Ingrid Bergman faz seu par romântico. A dupla foi indicada ao Oscar.

02. Uma aventura na Martinica (, 1944)

Lauren Bacall estreou no cinema neste drama de Howard Hawks e se apaixonou por Humphrey Bogart nos sets. Foi o primeiro dos quatro filmes que o casal fez junto. No enredo ambientado na ilha do Caribe, em 1940, Bogie interpreta o capitão de um barco que se vê em encrenca ao ajudar um membro da resistência francesa a fugir dos nazistas. Lauren Bacall é a cantora do bar que ele frequenta.

03. Adeus às armas (, 1957)

Gary Cooper estrelou a versão de 1932 - Adeus às armas () -, mas nesta aqui o astro é o jovem Rock Hudson, na pele do americano que, em 1917, se alista como motorista de ambulância do exército italiano (assim como fez Hemingway). Jennifer Jones vive a enfermeira inglesa por quem ele se apaixona e os dois decidem fugir do horror da guerra, em direção à Suiça. O italiano Vittorio de Sica concorreu ao Oscar de coadjuvante.

04. No amor e na guerra (, 1996)

O titulo é diferente do anterior porque se trata de uma adaptação muito livre do romance Adeus às armas, mesclado com as memórias da enfermeira austríaca Agnes von Kurowsky. (...) Chris O'Donnell interpreta Ernest Hemingway, agora ele próprio no comando da ambulância italiana, e Sandra Bullock investe no drama como a enfermeira que o socorre quando ferido.

05. O velho e o mar (, 1999)

Uma das mais poéticas e complexas obras de Hemingway, a história do pescador em duelo com um peixe enorme teve várias adaptações. Anthony Quinn estrelou uma versão para a TV e Spencer Tracy concorreu ao Oscar pelo filme de 1959. Mas nenhum se compara a este curta de animação vencedor da estatueta em 2000. O russo Aleksandr Petrov pintou a óleo e fotografou cada um dos 29 mil frames desta obra-prima.


Sobre Ernest Hemingway:

Wikipedia
Wikipedia
The Ernest Hemingway Home & Museum
Timeless Hemingway

0 comentários:

Postar um comentário